Artistas

 

Samba Sem Fronteiras

// música popular brasileira; Porto //

O grupo, com 4 brasileiros e 1 português, fundado em 2012 e radicado no Porto, apresentou em 2022 o segundo álbum de originais, em jeito de comemoração dos 10 anos de carreira. “Estrangeiro” foi editado num formato único, um passaporte. Nos últimos anos têm percorrido o país com centenas de concertos e conquistado o público. Agora querem levar este passaporte a muitos palcos…

Facebook / InstagramLinktr.ee / youtube


Zoe Mazah

// reggae-soul; Berlim/Matosinhos //

A cantora e compositora Zoe Mazah, de origem liberiana e alemã, e com os seus músicos sediados em Matosinhos, está disponível para concertos em Portugal em 2022.
Com uma longa carreira no reggae internacional, Zoe traz-nos músicas carregadas de emoção, que através da sua voz única, conseguem chegar até nós de uma forma tão suave quanto incisiva. Uma mistura de uma herança europeia e africana, com a energia do roots-reggae e sons de nu-soul e dub.

Facebook / Instagram / Youtube


O Gringo Sou Eu

// rap alternativo; Porto //

Frankão, O Gringo Sou Eu, tem como formação espontânea o convívio na periferia e favela brasileira. Observador inquieto, em Portugal desde 2010, resolveu criar este projecto de letras inspiradas na sua visão do mundo, de beats fervorosos e linhas simples. Frankão actua também na educação artística, formando colectivos musicais com crianças e jovens, desde as comunidades do Rio de Janeiro até aos bairros sociais portugueses. Enquanto músico, para além de O Gringo Sou EU, é pandeirista e back vocal dos Samba Sem Fronteiras e percussionista dos HHY & The Macumbas.

Facebook / Instagram / Site / Álbum “Sente o Peso”: vídeo-concerto e lyric vídeo


SAIA

// música portuguesa; Porto //

Os SAIA nasceram em 2019, quando, depois de vários anos dedicados à música noutros projectos, Luís Araújo Barros, nas teclas, Luís Miguel Gaio, na voz, e João Germano, no baixo, se juntaram com o objectivo de criar música pop portuguesa. Em 2022 editam o EP de estreia “Manual do Amor”, apresentando-o em palcos como a Feira de São Mateus ou o Festival Marés Vivas. Ao vivo são 9 músicos, que fazem deste concerto uma verdadeira festa.

Facebook  / Instagram / Linktr.ee


Estrela Gomes

// world music; Soure //

Com apenas 15 anos, Estrela foi cantar para a rua, junto a um café. Tudo começou com uma aposta que fez com os pais, mas até hoje nunca mais parou. Após 10 anos a percorrer vários países a tocar na rua a participar em festivais, em 2022 lançou o 1º EP – “Volta ao Mundo“, gravado por Pedro Vidal n’ O Templo Estúdio, em Matosinhos, com os músicos Xinas no baixo e Felipe Müller nas percussões. Uma voz única, uma presença forte e o seu “mouth trumpet”, conquistam o público nos diferentes locais por onde passa.

Facebook / Instagram / Linktr.ee


Kaines

Kaines // hip-hop; Matosinhos //

Desde 2011 que o nome do rapper de Matosinhos, Kaines, tem vindo a ganhar notoriedade no circuito nacional de batalhas de freestyle e escritas. Com passagens e vitórias pela Liga Knockout, Poesia Violenta, Batalha do Conhecimento e Às 3 Pancadas, tem-se dedicado nos últimos anos ao lançamento de trabalhos a solo. Depois dos álbuns “Amanhã + Forte” (2015) e “I.R.I.S” (2021), continua a lançar músicas novas em 2022, acompanhadas de videoclipes, como “Camaleão“ e “Adriático”.

Facebook / Instagram / Linktr.ee / Youtube


Vargaz

// música brasileira; Porto //

Cantor, guitarrista e compositor nascido no sul do Brasil, Felipe Vargas reúne um repertório que mistura ritmos brasileiros com a música do mundo. Como músico ao vivo, apresenta-se fazendo uma viagem pelo Brasil através do seu estilo favorito, o samba rock. Em diversas formações, desde solo até sexteto, Vargaz diverte e reflecte as diversas faces da música brasileira, com a sua voz e estilo tão particulares. O próximo trabalho, “Maravilha”, será apresentado em breve.

Facebook / Instagram / Site / Youtube


Al Mouraria

// fado – world music; Algarve //

Guitarra portuguesa, viola acústica, contrabaixo, acordeão, sopros, percussões e duas excelentes vozes femininas constituem os Al Mouraria, grupo de fado do Algarve.

Com 17 anos de existência, Al Mouraria tem abordado o fado de diferentes formas, aliando o tradicional ao inovador, e proporcionando momentos únicos nos seus espectáculos ao vivo. Janeiro de 2021 foi tempo de conhecer o novo trabalho do grupo, que conta com a participação de mais de 20 artistas nacionais.

Facebook  / Site / Vídeo “A Lua” (Com Vida, 2021) | Vídeo ao vivo


Inevitável

// world music; Porto-Brasil //

O título do disco “Inevitável” dá nome a este projecto, em que Gileno Santana convida o guitarrista Henrique Neto para o acompanhar. São interpretados temas inspirados no samba e chorinho, criando uma sonoridade única e contagiante. O encontro feliz entre o trompete e a guitarra no profundo som do Brasil.

Facebook / Vídeo “A Nossa”


Ciranda

// world music; Porto-Lisboa //

Novo projecto do trompetista Gileno Santana juntamente com a acordeonista Inês Vaz. Uma união entre o popular e o erudito, em que a melodia do som puro do trompete se encontra com a riqueza harmónica e rítmica do acordeão. Um som que evoca e entoa a alma da cultura portuguesa, com toda a sua essência.

 Facebook  / Vídeos: “Café da Sãozinha” | “Portuguesinha”